Páginas

sábado, setembro 18, 2010

Honra ao mérito



Honra ao mérito


Vivi, esta semana, um dos mais felizes momentos, ao receber o título de Cidadão Goianiense, proposto pela vereadora Célia Valadão. Disse ela que isso é fruto de serviços prestados por mim à comunidade. Mas como trabalhar sem servir a comunidade? O que entendo é que houve uma gentileza da parte da cantora Célia Valadão (maravilhosa ao interpretar o Hino Nacional!) e, sendo vereadora, resolveu, por sugestão do secretário Kleber Adorno, prestigiar este poeta. Como nunca atuei sozinho, e induzido pela vereadora cantante, elaborei uma lista, ela citou outros nomes e os conciliamos. Daí veio, da parte dela, a ideia de conceder uma placa... Ah! Vejam vocês, leitores, os amigos que homenageamos e uma justificativa pra lá de resumida:

Maria Eugênia e Luiz Chafin


Da Música e afins
: Luiz Chafin (denominador comum no meio musical da cidade, nos últimos anos); Maria Eugênia (musa ou sereia? Voz maravilhosa!); João Marcelo (grande cantor e compositor, amigo de décadas);  Joaquim Jaime (maestro, guru e mentor de orquestras); Tânia Cruz (musicista, professora e abnegada formadora de artistas); Juraíldes da Cruz (genial compositor, cantor premiado, alma das nossas raízes); Vera Bicalho (bailarina, professora, mentora e alma do Quasar, o “nosso” balé); Carlos Brandão (sintetiza o valor do músico goianiense! Meu ex-aluno no Liceu, parceiro de quase todos os compositores desta terra, despojado e simples, embora tenha rompido as distâncias oceânicas).

Carlos BrandãoM. Eugênia e João MarceloJoaquim JaimeJuraíldes 


Das Artes Plásticas: Roosevelt de Oliveira (Ross é um dos mais perfeitos artistas do pincel e das cores; embelezou alguns dos meus livros com capas marcantes e belas); Gomes de Sousa (nome de respeito neste segmento; ao lado de M. Cavalcante, embeleza a sede do Legislativo goianiense com expressivos paineis, um deles com retratos de artistas locais, eu inclusive); Evandra Rocha (intérprete das cores das flores, vocacionada para a harmonia e a paz; uma líder).

Evandra Rocha RossGomes de Sousa


Da  Vida Acadêmica: Horieste Gomes (fui seu aluno na Católica; o mestre simboliza, aqui, os meus professores de todos os tempos na cidade); Rosary Esteves (professora de fotografia dos jornalistas que passaram pela UFG).


Das Letras: Maria Helena Chein e Lêda Selma (poetisas, contistas, professoras; amigas de altíssimo conceito no meu coração poeta); Eurico Barbosa (você precisa de alguém para chamar de amigo? É ele!); Marcos Caiado (poeta, marchand, ativista cultural, inquieto e irreverente).


Do Teatro: Hugo Zorzetti (autor, ator, diretor etc.; em Hugo Zorzetti, simbolizamos os feitos de Otavinho Arantes, João Bênnio e Cici Pinheiro).
UlissesBenevides



Do Jornalismo - Benevides de Almeida (o tipo humano que melhor representa um repórter; aprimoro esse conceito em trinta anos de convívio); Ulisses Aesse (dos poucos profissionais em dedicação integral e exclusiva ao ofício da notícia); Doracino Naves (produz e apresenta o programa Raízes – Jornalismo Cultural, na TV Fonte e já dispõe de importante acervo de personalidades e ideias dos fazedores de arte em Goiás); Nilson Gomes (irreverente, humorista, curioso, leitor compulsivo de qualquer coisa, jornalista inato).

In Memoriam: Belkiss Spenciere Carneiro Mendonça – A nossa musicista eterna, símbolo maior de todos os artistas de Goiás. Estrelizou-se (como diz Leda Selma) em 2005, mas não morreu. 

Antônio Cupertino e Celestina Pereira, filhos de Luizita, com Célia Valadão e L.deA.

Luizita Pereira Craveiro –Simbolizo nela meu tributo aos familiares. Coração imenso, bondade de mãe, somos dezenas a lhe dever tanta graça, desde o apoio e o estímulo que resultaram em alguma forma de crescimento, até a orientação infalível para as realizações imediatas.  Deixou-nos em 1989, ficando um grande vazio nos nossos corações (no de Celestina, especialmente).


Especial: Kleber Branquinho Adorno (Poeta, acadêmico, presidente da União Brasileira de Escritores de Goiás, secretário Estadual de Cultura, três vezes secretário Municipal de Cultura, professor; mas, principalmente, empreendedor dos mais expressivos projetos de cultura, como as coleções literárias que, no último evento, totalizaram 136 novos livros, além da “Revirada Cultural” que produziu mais de 1.200 eventos em apenas um mês.


Vereadora Célia Valadão e o secretário Kléber Adorno


* * *


Luiz de Aquino é escritor e jornalista, membro da Academia Goiana de Letras. E-mail: poetaluizdeaquino@gmail.com. 

6 comentários:

Wanda disse...

Parabéns Luiz.
Mais que merecido.
Fico feliz com a sua alegria.
Bj

Mariana Galizi disse...

Querido poeta goiano/goianense!
O título lhe cabe muito bem, és uma personalidade-patrimônio da sua tão amada cidade.
Espero que vivamos o suficiente para que recebas igual título do mundo: quem faz poesia fala a língua universal. Nada mais justo do que angariar o carinho dos que entendem e amam os carinhos que coloca em páginas, em vida.
Parabéns!

Mônica Simone disse...

Fico imensamente feliz que tenha feito essa crônica para amanhã. Muito melhor!
Beijos,


Monica.

Leda(ê) Selma disse...

A crônica da emoção, do coração feliz, parabéns, amigo, irmão de poesia, confrade, colega de cidadania goianiense!

Diego de Moraes disse...

Olá Luiz de Aquino!
Tudo bem?

Infelizmente não tive como ir lá na homenagem, nessa semana que passou...

Mas deixou aqui meus parabéns
pelo reconhecimento público de seu trabalho intelectual.

Também fiquei muito feliz de ver que você valorizou nomes fundamentais
para se pensar a cultura em Goiás, hoje,
como Chaffin, Brandão, Juraídes, Ulisses Aesse e outros.

Madalena Barranco disse...

Fiquei muito feliz, Luiz, em saber que as homenagens agraciaram pessoas que ajudam, de verdade, a fazer de nosso país um lugar mais bonito e culto.

Parabéns, querido amigo!
Madalena