Páginas

segunda-feira, maio 02, 2011

Alguém, se não vieres / Someone if you do not come

ALGUÉM, SE NÃO VIERES

(Luiz de Aquino, poeta goiano)



Eu preciso que me olhes nos olhos


e decifres a angústia


que te atrai e me tortura.


Eu preciso te dizer certas coisas


que se calaram em mim quando te vi


na manhã imprevista e indecisa,


mas dizer estas coisas custa ânsias


incontroláveis.





Eu preciso de vez que te chegues a mim
e não me digas bom-dia


nem me cobres os dias e noites


da nossa ausência.





Eu preciso de alguém


que converse comigo


no amanhecer.



           






Tradução: Adelia Maria Batista

SOMEONE IF YOU DO NOT COME
            (Luiz de Aquino, brazilian poet)

           
I need that you look at my eyes

And decipher the anguish

Which attracts you and tortures me.

I need to say certain thing

That are silent inside me when I've seen you

In one unpredictable and indecisive morning,

But to say these things cost anxiety.

Uncontrollable.



I need right now that you come close to me

And do not say Good Morning

Nor imputes the nights and days

of our absence.


I need somebody

That talks with me

                        At the sunrise.








Poema do meu livro  Menina dos Olhos (1987).
Versáo em inglês por Adélia Maria Batista.
Montagem por Marluzis.

4 comentários:

Bethânia Loureiro disse...

Que lindo Luiz!!!Parabéns!!!

Lindalva Costa disse...

Luiz.
Gostei do poema, está belíssimo, simples... Saiba que nunca esqueço de divulgar o seu belo trabalho, faço isso em todas as escolas por onde ando. No momento estou trabalhando a língua espanhola nos três colégios: Nova Dimensão, Hugo de Carvalho Ramos, e Colégio Logosófico.
Ah, você não imagina o quando é admirado e respeitado pelo corpo docente dessas escolas. Aproveito para felicitá-lo e dizer que cada dia gosto mais de suas crônicas e poemas, ou seja de tudo o que tenho lido no seu Blog. Adoro!! Hoje mesmo falei sobre o seu trabalho para os alunos dos, segundos, e terceiros anos, do colégio Hugo. Eles ficaram muito curiosos para conhecê-lo. Quem sabe fico mais tempo por lá, e assim convidá-lo para alguma palestra.

Multiethnic disse...

Com uma urgência esfomeada.

MARILENE disse...

Muito lindo! Decifrar angústias é uma tortura para dois, quando as palavras ficam apenas no coração.