Páginas

sábado, novembro 24, 2012

Os troféus do Elifas




  

Os troféus do Elifas




Ganhei um troféu. Uma belíssima peça em barro, concebida e morfoseada pelas mãos hábeis de Elifas Modesto, que preside o Santuário da Arte e, inquieto como sempre foi, agita o marasmo que, nos últimos anos, vem marcando o segmento intelectual da cidade, num modo geral.


Digo “modo geral” porque estes anos iniciais do século mostram-nos jovens que conversam em silêncio com suas minúsculas máquinas cibernéticas, circulam discretos na multidão e poupam nossos ouvidos da algaravia que marcava a nossa juventude, especialmente a adolescência.



Deus meu, como éramos barulhentos! E como afrontávamos os adultos com ideias conflitantes, como debatíamos, como contestávamos! Os coroas da minha época sofreram com a minha turba de rapazes e moças – alguns desses coroas ainda vivem e já são, obviamente, bem velhinhos; e nós (aqueles meninos) já ostentamos cartões de idosos para estacionar com privilégios, temos atendimento especial em bancos e outras casas e somos chamados para falar de coisas de antigamente.


E aí vem o Elifas! Conheci-o lá pelos meados da década de 1990, levado à sua casa pelo nosso mui querido e saudoso Aldair Aires. Vi Elifas pintando; com que rapidez produz um quadro! Não o vi esculpindo, mas imagino que a destreza seja a mesma. Na cabeça, por dentro, imagino que ele tenha uma porta como essas de bancos para permitir que algo saia para dar lugar a alguma novidade. Olho o que ele pinta, aprecio o que ele esculpe e concluo, com ágil facilidade, que,  fosse ele poeta, haveria de nos pôr diante de textos assustadores, surpreendentes, inovadores!


Fazer o quê? Dei um laço na gravata, cobri-me com um casaco e lá fui eu. Logo, logo fui chamado; ao lado de Elifas alinhavam-se Beth Abreu, escritora, diretora regional do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais; Getúlio Targino Lima, presidente da Academia Goiana de Letras; Edival Lourenço, que preside a UBE de  Goiás; e Aidenor Aires, o líder do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás.

Destaque especial para as vozes magistrais de Goiana Vieira e Maria Eugênia – e não falo dos seus geniais instrumentistas, o espaço é mínimo.




Em resumo: o Elifas surpreendeu-nos com aqueles troféus – primorosas estátuas da sua lavra. Nenhum dirigente de entidade cultural caprichou tanto, ofertando mimos compostos por ele próprio, um a um!





Minha devoção, caríssimo mestre das cores e da argila! Você, Elifas, trabalhando formas, em três ou duas dimensões, faz poesia sem palavra!

* * *

Um comentário:

Mara Narciso disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.