Páginas

sexta-feira, maio 31, 2013

Sobre o canto dos pássaros, a voz da mestra


Sobre o canto dos pássaros,
a voz da mestra



A propósito da crônica da última semana neste espaço,
recebi outro texto da professora Mara Rúbia, ensinando-me e
a todos nós um pouco mais sobre sabedoria:


Muito interessante a discussão que você levantou sobre o tema e que, com esperteza, a intitulou como – Os pássaros, o saber e o trabalho.

Como a asa é importante para o pássaro, assim é o leitor para o escritor. Portanto, a literatura para ser democrática me permite opinar acerca de seu texto. Há apenas uma parte nele que não achei tão viável ou pertinente, já que no título você evidencia os pássaros, o que, com certeza, gera boa expectativa no leitor ou pelo menos perspectiva de uma discussão positiva sobre esses seres. A parte é:  

“Não entendo como sabedoria o fato de os pássaros reagirem, sobrevivendo, às tempestades. O homem fez e faz muito mais, sempre. Não há sabedoria nos pinguins que navegam banquisas no caminho das correntes marinhas que buscam o Norte e, à medida que o gelo se reduz e some, nadam na mesma corrente em busca de regiões menos frias – isso é o instinto. É como mariposas circulando lâmpadas. Como não há sabedoria nas andorinhas que migram do rigor dos Invernos em busca dos Verões no hemisfério oposto.”

Em mim gerou uma forte sensação de crítica ou talvez de depreciação das ações dos bichos. Poderia discorrer sobre o que, então, faz os tais pássaros e outros animais agirem de forma “bonita”, “sábia”, apesar de agirem apenas por instinto...

A discussão trata tão somente de como nós e os animais agimos ante “as tempestades” da vida. Obviamente que o homem é o que pensa, portanto, o que faz, inventa, domina...


A sabedoria que levantamos sobre os mesmos é figurada e você bem entende sobre figuração – vive de literatura diária.

Em se tratando de racionalidade é claro que entre o homem e os animais aquele detém a sabedoria, pois pensa, calcula, raciocina; porém nem sempre a utiliza efetivamente. Nesse sentido, o homem é posto como esperto, inteligente, mas, às vezes, não põe em prática a sabedoria que lhe permite discernir qual o melhor caminho a seguir, a melhor atitude a adotar nos diferentes contextos que a vida lhe apresenta. Ter sabedoria por ser pensante, contudo não utilizá-la quando necessário, não define o homem como um ser que utiliza a sensatez, a ponderação, reflexão, perspicácia, tino, senso e discernimento.

Aristóteles descreve sobre a sabedoria prática, da habilidade para agir de maneira acertada, processo nem sempre utilizado pelo homem, que constantemente age de forma insensata, extravagante, estúpida...

Após o nascimento da dialética entre nós (por causa dos pássaros, não pelo saber e o trabalho), quero dizer que amei a crônica! Abraço ao escritor querido, Mara Rúbia”.


E sob esse ensinamento sábio, retiro a minha petulante contestação à sabedoria dos animais. Ao que chamamos instinto – e que falta nos faz esse instinto, tantas vezes! – e a professora Mara Rúbia diz ser sabedoria, curvo-me como mero fazedor de figuras a que apelamos com ares de poeta, quando, no fundo, recorremos a substitutivos por nos faltarem o essencial. Obrigado, de coração!


* * *

2 comentários:

Mara Narciso disse...

A tréplica me deixou confusa. No geral, nem animais, nem homens são sábios.

Romildo Guerrante disse...

O poeta conterrâneo Oscar Baptista, em seu belo soneto "Alma de poeta", quase garante a sabedoria dos pássaros:


Asas ao vento abertas, a gaivota
Parte, buscando a ausente companheira
Roçando as plumas na azulada esteira
Pousa, distante, na deserta ilhota.

Ali, dos mares na amplidão remota,
Oculto pela encosta da pedreira,
Tem ela o ninho, pendurado à beira
Dágua, entre a relva que viçosa brota.

Quando a procela, nos brutais arrancos
Açoita, irada, do rochedo os flancos.
E os ventos uivam com fragor profundo.

Ela, em seu ninho, sem temores, quieta,
É a vera imagem da alma do poeta
-Tranquila, em face das paixões do mundo.