Páginas

sábado, março 08, 2014

Datas de março


Datas de março



Queiramos ou não, organizamos nossa vida em razão do tempo. E valem os dois, como determinantes: o tempo geográfico, esse que nos oferece sol e chuva, frio e calor, noite e dia, ventos e calmaria; e o tempo da história, dividida em séculos, décadas, anos, meses, semanas e dias. Em concepção macro, a história nos oferece também as épocas a que chamamos “idades” – a Antiga, a Média, a Moderna e a Contemporânea (por enquanto, assim chamadas).

Os anos eram longos, nos nossos tempos de infância. E suponho que devem continuar assim para os miúdos, as crianças que, em casa ou na escola, tomam consciência da classificação do tempo em minutos, horas, dias e sábados e domingos... até que chegam as férias.

Natural: para uma pessoa com dez anos de vida, um ano é 10% de seu tempo; para uma pessoa de 50 anos, um ano é apenas a fatia de 2%. É curioso notar que os mais velhos têm paciência, esperam e acham que tudo vem ao seu tempo; já as crianças e jovens têm uma pressa inexplicável: tudo tem que acontecer já, agora, que não se adie nada!

Mas o empolgante mesmo são as datas comemorativas. Dias que ganham registro nos calendários distribuídos ou que anotamos nas agendas, marcando compromissos em torno desses festejos.

Março deste ano começou com o Carnaval, miniférias nacionais no Brasil e existe a crença – ou a prática – de que tudo, no país, só começa a acontecer após o Carnaval; e muita gente deseja Feliz Ano-Novo na quarta-feira de Cinzas...

Então, tá! O ano já começou. Estamos em 2014 ou já saltamos para 2015? E a ressaca de Carnaval indica que já vivemos o clima proporcionado pelo Dia Internacional da Mulher, rememorando que, na década de 1850, em Nova Iorque, mulheres operárias que  reivindicavam melhorias nas condições de trabalho foram trancadas num galpão e queimadas vivas!

No Carnaval deste ano, ou seja, da semana passada, 300 garis do Rio de Janeiro foram demitidos sumariamente porque fizeram um movimento de reivindicação, deixando de recolher o lixo. Imagino que o prefeito do Rio de Janeiro deve ser a reencarnação do sujeito que deu a ordem de incendiar o galpão onde estavam as operárias, há mais de 150 anos.

Vivas e loas às mulheres! Hei de louvá-las enquanto viver, e hei de recomendar sempre que sejam louvadas. Como também louvarei a Poesia e o poetariado (obrigado, Brasigóis Felício!) no dia 14 de março de todos os anos – aniversário de Castro Alves e Dia Nacional da Poesia, com muita justiça! E ainda o dia 21 de março, que é o início da Primavera no hemisfério norte e, por isso, Dia Internacional da Poesia.

A relação é muito estreita... A mulher e a Poesia, aqui e alhures! Feito a flor, é ela, a fêmea do bicho sapiens, a responsável pela continuidade; é quem produz, fermenta e amadurece o óvulo que, concebido, vira ovo e feto, e vira gente. É ela, a flor-poesia a que chamamos mãe, quem educa e orienta. E a nós, meros machos reprodutores, cabe assistir por 40 semanas... E custear, para sempre felizes e orgulhosos, a cria das fêmeas.

O que se perder, há de sempre ser nossa culpa.

* * *



4 comentários:

FLORESDOBEM disse...

muito bom Luiz!

Mara Narciso disse...

Miscelânea de temas e abordagens, com as mulheres ao final. O ponto comum foi a contagem do tempo, desde a infância até as semanas de gravidez. Um bom fio condutor.

Maria Helena Chein disse...

Oi, Lu querido,
boas as suas considerações sobre a mulher, a poesia, o tempo, e as injustiças sociais.
Gostei muito. Você está sempre em alerta com o mundo.
Beijos.
Maria Helena

Maria Helena Chein disse...

Oi, Lu querido,
boas as suas considerações sobre a mulher, a poesia, o tempo, e as injustiças sociais.
Gostei muito. Você está sempre em alerta com o mundo.
Beijos.
Maria Helena