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sábado, março 01, 2014

Morrinhos – Caldas Novas em pista dupla

Imagens: Internet

Morrinhos – Caldas Novas em pista dupla


No decurso da semana, uma cerimônia que a seus principais pode ter sido trivial soou aos meus ouvidos como um passo histórico: a duplicação da rodovia Morrinhos – Caldas Novas. É um trajeto de 56 km, em traçado aberto em tempo curto e, depois, pavimentado tudo isso no governo de Otávio Lage de Siqueira (1966/70). A estrada antiga tinha 72 km e 48 mata-burros!

Por uns três anos, a estrada, larga e bem compactada, despertou a sanha jovial de alguns que pagaram caro pelo abuso; Nivaldo Rodrigues da Cunha foi um, perdeu a vida num choque frontal com um veículo da Embaixada do Japão. O condutor de olhos rasgados não se ligou para a nuvem de poeira levantada por um caminhão, ultrapassou-o e colheu de frente o Volks dirigido por Nivaldo, que morreu sem conhecer sua filha, que nasceria semanas depois.

Morrinhos

Mas veio o asfalto. Com ele, obviamente, outros acidentes terríveis – mas também o conforto de um trajeto bem pavimentado, gerando bem-estar aos condutores em passeio ou nos profissionais que traziam e levavam pessoas e mercadorias.
Caldas Novas

Na década de 80, o governo estadual demorou a se conscientizar de que era primordial, para Caldas Novas, a pavimentação do trecho até Piracanjuba. E, por extensão, asfaltou-se também até as barrancas do Paranaíba, passando por Marzagão e  Corumbaíba e, já em Minas, chegando a Araguari e Uberlândia.

Esta semana, o que se fez foi abrir todo o processo para a duplicação da rodovia Morrinhos – Caldas Novas. Esta é, também, uma medida tardia; poderia ter se iniciado ainda na década de 90, mais precisamente em 1998, quando Goiás teve, como inquilinos do Palácio das Esmeraldas, nada menos que dois morrinhenses. Mas ambos, parece-me, cuidaram tão-somente do zelo pela área urbana de sua urbe. Podiam ter entrado na história com uma obra maior do que a desfiguração da Avenida Anhanguera (em Goiânia), por exemplo.

O certo é que, em breve, poderemos ir de Goiânia a Caldas Novas, num percurso apenas uns vinte quilômetros maior do que por Piracanjuba, em rodovias de pista dupla. E o tempo exigirá – espero que num futuro mais breve – duplicações de trechos como Caldas Novas – Pires do Rio, Caldas Novas – Piracanjuba e outros mais. A não ser que o Brasil se desperte para a implantação de ferrovias e aeroportos, com opções variadas de viagens. Mas o automóvel, ao que parece, chegou para reinar por muito tempo, ainda. Vide Estados Unidos, farto de ferrovias e aeroportos, mas cheios também de rodovias e automóveis, caminhões e ônibus.

Marconi Perillo

É esta, pois, uma belíssima iniciativa do governo de Marconi Perillo e marcará de modo indelével, para os do sul de Goiás e os visitantes de Caldas Novas. Meus leitores devem ter notado que não falei em GO-XYZ – essa mania de se trazer para a imprensa os códigos técnicos para as rodovias; a via que liga Goiânia à Cidade de Goiás se chama Rodovia Jaime Câmara, mas a imprensa diz dela apenas GO-070. A que demanda a Catalão leva o nome do presidente Juscelino Kubitschek, mas dizem ser GO-020.

Eu sugiro, daqui, que o governador Marconi Perillo homenageie o idealizador e construtor daquela via, chamando-a de Rodovia Governador Otávio Lage. E que haja placas nas rodovias, respeitando as homenagens feitas, porque muitas são removidas e não substituídas. E, ainda em tempo, aproveitando a lembrança de Otávio Lage, conto que o meu amigo e colega, jornalista Jales Naves, já concluiu a redação da biografia do citado e sempre bem lembrado governador.

Espero com ansiedade, Jales Naves!




* * *

3 comentários:

Beatriz Tupá - Caldas Novas disse...

Boa tarde
meu amigo poeta Luiz de Aquino
Excelente crônica , onde vc busca fatos por muitos esquecidos
como o caso dos 48 mata -burros ,do Nivaldo , e dos ex governos .
Só pessoas como vc para recordar certos fatos , hoje esquecidos
pela maioria.Só tenho que parabeniza-lo pela crônica
Obrigada pela sua gentilesa
Abraços
Beatriz

Bento de Godoy Neto disse...

Excelente crônica companheiro Luiz de Aquino!
Há pelo menos 10 anos ouvia falar desta duplicação e seus estudos e agora o governador #marconiperillo começa a transformar esta tardia obra em realidade.

Justíssimo nome a ser dado a esta rodovia! E aguardo visita a nós na SEMARH, estou trabalhando com o dr. Jales naves. Um abraço!

Mara Narciso disse...

Meu saudoso pai, Alcides, grande admirador de Montes Claros, embora não tivesse nascido aqui, fazia muitas festas quando via estradas sendo abertas ou asfaltadas. O norte de Minas é pobre nisso, e não temos estradas duplicadas. Um dos pontos negros em nível nacional fica perto daqui e é uma estrada que liga Montes Claros a Francisco Sá. Uma obra como esta de vocês seria muito bem-vinda para nós. Quem sabe um dia? Parabéns a vocês que já ganharam uma dessas.