Páginas

domingo, dezembro 14, 2014

Negócio de poesia


Encontro de muitos amigos, festa para não esquecer, sob os auspícios da EBM. 

Negócio de poesia


Escrevo para formalizar a gratidão. Para chegar a este novo livro,  Poesia Completa, vali-me de toda a minha vida de vivências (aprendizados e experiências; umas felizes, outras amargas, que a doçura se dá num momento ou não chega a tempo, ainda que muito desejada). Afinal, revisei cada poema dos que publiquei em 11 títulos anteriores, num total de 14 livros (pois que em dois deles agrupei respectivamente três e dois livros: Sarau e De Amor e Pele).
Presença ilustre de Amaury Meneses, artista plástico. Obrigado, meu Mestre!
Tudo começou com aquilo de cantar em serenatas, já aos quatro anos de idade, acompanhando meu pai; tinha, já naquela época, o gosto de dormir ouvindo minha mãe em leituras de um livro chamado Histórias da Carochinha. Depois veio a escola e os gibis; depois, a descoberta da poesia – algo parecido com as canções, mas sem melodia.

Com Danilo Verano, Amauri Garcia, Thiago Blazissa e Júnior.
E veio o curso ginasial, o estímulo do professor J. G. de Araújo Jorge; o convívio com poetas na minha turma de colegial, no Clássico do Liceu de Goiânia. E mais tanta coisa boa! Até que José, Waldeci e Antônio Almeida, os Irmãos Kelps, liberaram-me em volume este livro, que contou com a paciência e a competência de Sandra Rosa e Tatiana. E a visão artística da Cacau, a minha querida Anna Carolina Cruz, filha da Wanessa Cruz (da Arte Plena), que ciceroneou-me em contatos mil.
E houve também o Iúri Rincon Godinho, e ainda a Jô Sampaio, que assinam apresentação e prefácio do autor e da obra. E o Júnior, que cuida de projetos. E o Danilo com seu trio.
Os filhos Lucas, Léo, Fernando e Élia Maria. E o neto Gabriel
Wanessa acertou com a Marília, do Espaço EBM – uma dessas construtoras que vêm modernizando ainda mais esta moderna Goiânia de tanta riqueza arquitetônica. Atrás desse conceito, o das construções (Cacau, a minha parceira de capa, prepara-se para a formatura em Arquitetura), temos toda a engenharia, os processos legais e formais da gestão urbana, a geração de empregos que mobiliza um exército de técnicos e operários. Isso me alegra! É a atividade humana em (r)evolução.
Com os acadêmicos Miguel Jorge e Moema de Castro e Silva Olival, da AGL.

A acolhida surpreendeu-me! Pessoas talentosas em seus afazeres vários, mas saltou-me aos olhos e sentidos a alta capacidade de relação – aquilo que, nos anos dourados, diziam ser “fino trato”. Senti isso nos comentários dos amigos aos quais a área de contatos da empresa telefonou finalizando o convite.

Só posso agradecer, de coração e de lágrimas (sim, sou emotivo e não faço reserva disso). Sem vocês, Marília e equipe, a minha festa não teria tanto brilho.

Eu e o cartunista JLima (Arteiro Geral)
Ah! Resta ainda dizer que, feito uma homenagem, inseri na folha de guarda do livro  caricaturas e retratos que, ao longo de quase 40 anos desta carreira livresca, colecionei; são carinhos de amigos artistas, cartunistas, gente que capta no traço a nossa alma. Simbolizo-os na figura única presente, o talentoso J. Lima (Arteiro Geral), já que os outros não puderam me atender. Eles, os artistas do traço, dizem que uma imagem vale por mil palavras – daí a minha homenagem de agradecimento na forma apenas de seus desenhos de mim.

* * *



Um comentário:

Sônia Elizabeth disse...

Aquino, amigo querido, feliz demais com mais uma realização literária-poética sua. Infelizmente não pude comparecer, porque ainda estou em fase de recuperação quase que total da cirurgia de tornozelo, além de que ainda triste demais com a perda material de minha mãe. Mas estive com você em pensamento, e quero adquirir seu livro. Um abraço.