Páginas

sábado, dezembro 06, 2014

Poesia de ontem para sempre

O livro-homenagem do poeta Ademir Hamu à sua neta Leninha


Poesia de ontem para sempre



Meu velho amigo Ademir Hamu presenteia-me duplamente com seu novo livro: Leninha - Poesia, Samba e Rock. Ele, que é um misto de médico e professor, de poeta e homem feliz, batizou-se em letras e livros com Travessia de Gente Grande, nos primórdio dos anos  80 – a última década do mundo mágico da MPB.

Depois, vieram seus filhos, Bebel e Lucas, e outros livros, até uma série já inaugurada de biografias de vila-boenses notáveis – importante contribuição para a o historiografia de Goiás, mormente para a antiga capital. Em meio a isso, outros volumes de poesia da lavra do incansável goiano nascido em Paracatu, Minas Gerais.

Ora: goianos somos, quase todos, filhos de baianos, maranhenses e outros nordestinos; mas principalmente de mineiros e, em menor incidência, de adventícios de outras regiões. Bom mineiro, melhor goiano – assim é o meu amigo Ademir, o poeta dermatologista. Tornou-se tão goiano que, claro, ele é hoje minoria absoluta em sua família de goianos nativos.

Nessa trajetória livresca, deu-me carona em algumas de suas obras, do que me orgulho. Mas neste Leninha - Poesia, Samba e Rock ele me fez presente: o livro festeja sua neta primeira, a Leninha (filha de Bebel e Hugo). Trata-se de um belíssimo álbum de fotografias, cuja montagem visual (diagramação e capa) traz as ricas assinaturas do casal Luciana Fernandes e Alessandro Carrijo (a quem devo a riqueza visual do meu As Uvas, Teus Mamilos Tenros, com desenhos de Pollyanna Duarte).

Ademir ilustrou as fotos de Leninha com versos universais de poemas e canções, misturando versos de expoentes brasileiros (de Manuel Bandeira e Vinícius de Morais até Cazuza e os modernos sertanejos) com notáveis estrangeiros: Steve Wonder, Ray Charles, Bob Marley, Maiakovski... Não dá para citar todos, mas a surpresa que me coube foi a de figurar em duas ocasiões do livro!

A capa concebida por Anna Carolina
Cacau, com minhaa caricatura por Nathan


A coincidência se dá por receber este mimo justo quando eu conferia, na Editora Kelps, o resultado final do meu livro Poesia Completa, que lançarei no dia 11, quinta-feira, na sede da empresa EBM, na Alameda Ricardo Paranhos. Recordei-me que foi lá Kelps, há 30 anos, que publiquei meu terceiro livro (De Mãos Dadas com a Lua; o segundo de poemas). Era o segundo feito pela pequena Gráfica Pirâmide (primeiro nome da Kelps): antes, só o já citado Travessia de Gente Grande, de Ademir Hamu).

Enfim e em síntese: este meu novo livro é o conjunto de 11 volumes anteriores – que, se publicados título a título, seriam 14 volumes de poesia, pois naquele a que chamei Sarau juntei três livros, e dois outros constituíram o mais recente, De Amor e Ontem.

Esta crônica é, pois, um duplo convite: busquem conhecer Leninha - Poesia, Samba e Rock e venham ao lançamento do meu Poesia Completa. O mundo é muito mais bonito com poesia!

* * *


Luiz de Aquino é jornalista e escritor, membro da Academia Goiana de Letras.




6 comentários:

Sonja Jayme disse...

Lindíssima!!! Adorei!!! Parabéns!, Luiz de Aquino

Mari disse...

Parabéns Luiz! Seu livro será um sucesso!
Forte abraço!

Jacque disse...

Com certeza este seu livro caçula será um mimo e tanto para seus fãs... parabéns querido poeta!!!

Jacque disse...

Com certeza este seu livro caçula será um mimo e tanto para seus fãs... parabéns querido poeta!!!

Jacque disse...

Com certeza este seu livro caçula será um mimo e tanto para seus fãs... parabéns querido poeta!!!

Mara Narciso disse...

Não sei o que seria de nós sem os poetas. Ainda muito mais sucesso com seu novo livro.