Páginas

terça-feira, abril 12, 2016

Apreciação da poetisa acerca de "Sob o signo da Lua (Concerto de boêmios)"



Sônia Prado, poetisa, comenta meu livro de crônicas e saudade vária. 

"...creio que os espíritos afins se separam momentaneamente, apenas... voltam sempre a se encontrar em algum lugar, aqui e além. Esse é o consolo" (Sônia Prado).

*****


Bom dia, Luiz!

Aproveitei o repouso por conta de uma gripe para ler “Sob o Signo da Lua”. Que leitura envolvente! Só consegui parar quando o livro terminou...... rsrsrs. Foi uma viagem a um tempo em que conscientemente eu não vivi, mas que está presente em mim em inexplicáveis reminiscências... O tempo das serenatas. Sobre isso já lhe falei.

A vida de três boêmios - meu avô Luiz de Aquino
Alves, meu pai Israel e nosso parceiro comum
José Pinto Neto. Ou a minha vida, em torno deles.

Identifiquei-me com cada personagem: Luiz Aquino Alves, Israel, Dona Lilita com a sua visão de futuro - percebendo os dons do filho mais velho, não hesitou em mandá-lo para o melhor colégio, onde adquiriu base sólida para ser o escritor que hoje é - e Zé Pinto, espíritos elevados que deixaram uma forte marca nas pessoas com as quais conviveram, e também no tempo.

Impressionou-me a amizade pura e sincera entre Israel e Zé Pinto, e a musicalidade que os envolvia. Bastava um violão para a festa começar. Nessa parte, lembrei-me de mim em outras épocas. Onde havia um violão, só saía quando o violeiro ia embora.  Um dia, o Artur, irmão do Chico, e eu cantamos das 10h às 23h, sem parar. A Bernadete fez um prato de comida para nós, o qual permaneceu intocável... rsrsrs.
A edição original...



Emocionei-me em vários momentos do livro... o relato das homenagens recebidas, por você e por seus entes queridos, as tantas perdas... inexplicáveis ao nosso coração, que tão longe está de desvendar os mistérios que envolvem a existência humana na face da terra.  Mas creio que os espíritos afins se separam momentaneamente, apenas... voltam sempre a se encontrar em algum lugar, aqui e além. Esse é o consolo.

Enfim, adorei o livro! Muito mais teria para dizer, mas o tempo... Ah! O tempo... O tempo está curto.

Abraço fraterno,

Sônia

2 comentários:

Mara Narciso disse...

Bom ler a atenção e o carinho que os amigos nos demonstram.

Sônia Elizabeth disse...

O livro é inebriante mesmo, Luiz De Aquino. Difícil é não ler de uma vez só.


Sônia Elizabeth