Páginas

quarta-feira, setembro 28, 2016

Lorrane e Danillo - a união sob o Amor Total


Os nubentes Lorrane e Danillo, com este poeta celebrante.



Unidos no Amor Total 

Um encontro que antecedeu o crepúsculo e a maviosa luz da Lua Cheia, na Vila das Flores (o recanto encantador de Nei Cardoso em Aparecida de Goiânia), às vésperas da Primavera, foi o modo como o casal Lorrane de Oliveira e Silva e Danillo Souza Santos escolheu para formalizar sua união. Todo o evento ficou a cargo da cerimonialista Klivia Morato (de Morato Assessoria), que convocou os competentes profissionais da Primordial Fotografia). Coube a mim a celebração desse matrimônio - já consagrado sob as leis brasileiras. Cuidei de fazê-lo, pois, ao meu modo.


 14 E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. (Colossenses cap 3, vs 14)

Uma jovem caldas-novense deixa as tépidas águas e a sombra da Serra de Caldas e vai viver longe, muito longe, em terras do Norte, de outra língua e costumes diferentes. Retornando à Pátria, escolhe a capital.

Um moço baiano, de Eunápolis, deixa sua terra e se instala em Belo Horizonte. Depois de anos, segue os passos do irmão mais velho e se depara com Goiânia, onde não demora a se sentir em casa. Moço e estudante, cheio de vida e alegrias e liberdade, recebe amigos para uma boa rodada de prosa e cerveja. Toca o celular de Rebeca, uma das visitantes – é Lorrane, do outro lado. Rebeca lhe diz “estou na casa do Danillo – a quem Lorrane não conhece – e a amiga já-já passa o telefone a Danillo.

Lorrane não é propriamente uma pessoa tímida, dessas que se escondem ante o desconhecido. Aceita o desafio da conversa, mas diz não poder sair. A conversa continua, livre e agradável, por poucos minutos. E os dois sentiram algo de diferente e bom! Ficou no ar um misto de prazer e curiosidade.
Um mês depois deu-se o aniversário de Lorrane – era a segunda quinzena de setembro. Rebeca e Lorrane saem de um xou e decidem continuar a noite num bar, afinal era aniversário. Sem nada combinado, sem aviso nem esperança, eis que aparece o Danillo. Rebeca mostra-o a Lorrane e define – “é o meu amigo com quem você falou ao telefone”.

Apresentações feitas, pequenas descobertas e breves desafios e os dois jovens começam a se entender. Num período de três meses, são poucos os encontros – mas o anjo Cupido, com suas flechinhas azuis e rosas, o mesmo que soprou intenções no ouvido de Rebeca, este não está descuidado, não... E justo no Ano-Novo, há quase cinco anos, se formaliza o namoro. Outros anjos agem paralelamente – estabelecendo uma excelente harmonia não só entre os dois enamorados, mas também nas duas famílias, que acolheram com alegria a união que se iniciava.

Hoje, cá estamos:
- Do lado de Lorrane, seus pais Luzimar Rosa de Oliveira e Silva e Gilmar Gomes da Silva.  E da banda de Danillo, os genitores Leny José de Souza Santos e José Euvaldo de Souza Santos, e também a filhinha de Danillo, Beatriz Torquato Santos.

Quero, antes, dizer um belíssimo poema de Vinícius de Morais que bem traduz o que se passa nos corações nubentes:

Soneto do Amor Total

(Vinícius de Morais)

  

Amo-te tanto, meu amor... não cante
O humano coração com mais verdade...
Amo-te como amigo e como amante
Numa sempre diversa realidade
Amo-te afim, de um calmo amor prestante
E te amo além, presente na saudade
Amo-te, enfim, com grande liberdade
Dentro da eternidade e a cada instante
Amo-te como um bicho, simplesmente
de um amor sem mistério e sem virtude
Com um desejo maciço e permanente
E de te amar assim, muito e amiúde
É que um dia em teu corpo de repente
Hei de morrer de amar mais do que pude

Sim! O que canta o poeta já era dito na Santa Bíblia, como temos em Cânticos, cap. 8, vs 7:

7  As muitas águas não podem apagar este amor, nem
os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam.

Para a alegria e os desafios, unem-se hoje esses jovens, ligando suas famílias – é preciso lembrar os irmãos de Lorrane - Rafael e Gislane – que moram em Atlanta, nos Estados Unidos, e mesmo à distância certamente emitem energias boas sobre o par, neste momento.

Lorrane e Danillo não estão, agora, encantados com aquele encontro primeiro. As surpresas, belas e agradáveis, serviram para uni-los no começo, mas o quotidiano e seus desafios, sim – estes valem como amarras e selos que, pelo prazer e pela alegria, pela sobriedade do compromisso, pela união com que fazem planos e lutam para fazê-los reais – esse conjunto de coisas que este poeta teima em chamar de amor – isto, sim, é o que nos fez vir a esta reunião, festejar este momento de compromisso, de responsabilidade mútua entre Ela e Ele – essa união de sentimentos, fortalecida pelos sentidos e disposta a, em seu momento ideal, começar a família com a vinda de filhos.

Sobre este casal, a nova família que se anuncia e liga suas famílias de origem, há de sempre reinar a aura sublime das bênçãos de Deus Pai, fortalecendo a já presente confiança mútua e isso de se ter sempre as mãos dadas – até para dormir – e a alegria de se acordar lado a lado e tocar a vida a quatro mãos.

Entre o despertar, na manhã, e os afazeres da casa, os deveres lá fora, no trabalho, os compromissos sociais – porque não há o viver sem amigos – e o prazer de se estar juntos, une-os também a presença forte e meiga de uma pequenina criatura. Estou falando da Aisha, a gatinha que Lorrane escolheu e que enche de amor, também, o coração do Danillo.

Os padrinhos os cobrem com uma chuva de pétalas, e um beijo prenuncia a realização dos sonhos.

E um dia – num além que parece remoto no futuro, mas que lhes dará a sensação de que a vida é muito curta para tantos sonhos, tantos prazeres, dores e acertos –, será o tempo de dar graças a Deus pelos dias, pelos amigos, pelos desafetos que nos cobram tanto, pelos pais e irmãos, pelos filhos e suas buscas, seus sonhos e suas descobertas.

Será o momento de, a uma só voz, olhos nos olhos, vocês, Lorrane e Danillo, constatarem que valeu a pena! E na Sagrada Escritura, em Coríntios, cap. 13, vs. 4 a 7, encontramos:

4 O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
5 Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
6 O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.


Deus os abençoe, hoje e sempre; sigamos em paz!

Um comentário:

Mara Narciso disse...

Você entende de amor e tem todos os predicados para dele falar poeticamente e fazer uma celebração original como foi esta. Parabéns a todos.