Páginas

domingo, dezembro 25, 2016

Feliz Natal!

Luzes, abraços, sorrisos e paz!


Tenho lido, aqui e ali, avaliações descabidas acerca do tempo e do calendário. Ora, leitores, o dia é nitidamente definido pela dança dos astros no que temos por infindável: o Sol nos dá toda a sugestão porque a nossa casa, a Terra, que caminha ao seu redor, parece estática. Em seguida, a semana – conceito lunar sugerido pelas quatro fases do satélite, fases tais que, concluídas, dão-nos os meses.

A outra medida, mais sensível nas zonas temperadas, vem-nos das quatro estações do ano, e o ano já está, pois, definido. O homem antigo festejava os quatro tempos com providências de semear, cuidar-produzir, colher e armazenar. Mas os menos atentos imaginam que a medida do tempo é mero interesse do comércio, e maldizem o comércio em seu todo, contrapondo com a adoração religiosa – sem saber, pois, que os festejos religiosos derivam dos procederes da economia, ciência da sobrevivência tão mal interpretada!

Alguém disse que não presenteará seus queridos porque o aniversário é de Jesus. Uai! Até onde sei, o que fizermos de afeto e carinho, de bem-amar o próximo e demonstrar isso resulta em presentes ao legítimo aniversariante, sim! Portanto, vamos presentear.

De mim, ofereço-lhes este meu sentir ante o Natal do Cristo. É que vivo tempos de meditar e agradecer, de reconhecer que não vivi em vão e que a cada dia uma Graça Divina se repetiu em 365 natais a cada ano, nestes meus 71, três meses e um decêndio. Recebam, amigos, meu carinho nestes versos:


É Natal

Primavera que traz chuva,
que traz paz, que amacia
o ar de se respirar.

Chuva de repor a cor
nos campos de flores
e pastos. E Sol de luz

que aquece os dias, dá vida
às vidas de plantas e bichos,
anuncia o Verão de risos

e nos saúda com sinos
em verde e carmim
de festa e Natal.

É bom festejar, brindar e sorrir
e trocar carinhos e mimos
em fitas, verniz e crepom.

Mas é tempo: oremos
em louvor do Cristo que nasce
e nos brinda em Graças.


******



Luiz de Aquino é jornalista e escritor, membro da Academia Goiana de Letras.

3 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde querido e preferido poeta Luiz de Aquino. Belíssimo poema de Natal...Desejo a Vc e sua linda família um novo ano de muita luz, fraternidade , paz e poesia.bjs no coração de todos! Ireci Maria , sua Tiete.

Ireci Maria disse...

Boa tarde querido e preferido poeta Luiz de Aquino. Belíssimo poema de Natal...Desejo a Vc e sua linda família um novo ano de muita luz, fraternidade , paz e poesia.bjs no coração de todos!

Mara Narciso disse...

Mimar os que amamos é, indiretamente, mimar o aniversariante, pois ele mandou amar ao próximo. Eu já dei mais presentes que hoje, mas, presenteando pouco, continuo comemorando a data.