Páginas

sábado, dezembro 03, 2016

Itaney Francisco Campos (posse na AGL)

Itaney Francisco Campos

Academia Goiana de Letras empossa

novo imortal

Luiz de Aquino, especial para o DM

A presidente da Academia Goiana de Letras entrega o diploma de Membro Efetivo ao poeta Itaney Francisco Campos

Em Sessão Magna de Posse, como prevê seu estatuto, a Academia Goiana de Letras, sob a presidência da escritora Leda Selma de Alencar, empossou o novo membro do sodalício – o poeta Itaney Francisco Campos. Ele foi eleito para a Cadeira 37, que se vagou com o falecimento do dicionarista e pesquisador Mário Ribeiro Martins.

Membros da Academia Goiana de Letras

Desde julho, a sede da Academia Goiana de Letras passa por reformas. Em virtude disso, e sendo o novo membro da AGL desembargador, a solenidade aconteceu no auditório do Pleno do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás.
Em bela peça literária, o acadêmico Eurico Barbosa dos Santos enfocou a biografia e a obra do poeta e historiador que, naquele momento, acolhia nos umbrais da AGL. Contou de seus estudos e do ofício de juiz, de seus autores prediletos e de sua poesia, mas discorreu também sobre a Casa – não a edificação, mas a entidade Academia Goiana de Letras. Para tanto, viajou aos primórdios da fundação, em 1939. Falou do modelo que inspira as academias de letras no Brasil – a Academia Brasileira de Letras e a casa mater, ou seja, a Academia da França.

Eurico Barbosa discursou recebendo o novo imortal

Eurico Barbosa exaltou a qualidade literária do admirado homem de leis, leu um de seus poemas e avaliou, com propriedade, o peso sóbrio do juiz no fazer poético, bem como do homem poeta no ofício do julgamento.
De minha parte, como escritor e jornalista, ao me propor à elaboração de uma matéria desta natureza, dispenso os procederes de repórter e vasculho a memória e algum papel, seja jornal, seja livro. Deixo de expor aos leitores uma reportagem, mas oferto-lhes as minhas impressões acerca de uma figura humana, um magistrado da nossa Alta Corte de Justiça no Estado – o desembargador Itaney Francisco Campos. Esse jurista, que assim se formou e aprimorou, é, porém, poeta – e isto ele o é de nascença, teima e muita leitura. Soube dele, pelas primeiras referências, em tempos idos há três décadas, quando a Assessoria Especial de Cultura da Prefeitura de Goiânia, na pessoa de sua titular, profª Yara Araújo de Souza, possibilitou a edição de seu livro Notícias Históricas do Bairro de Campinas (1985). Depois, muito tempo depois, fui agraciado com seu volume de poemas Inventário do Abstrato (2009, Prefeitura de Goiânia / PUC Goiás / Kelps) e, por último, alcancei Orações no Templo da Justiça (2015, Gráfica e Editora Bandeirante).
O poeta Itaney Francisco Campos, ao discursar tomando posse na Cadeira 37
O poeta e magistrado Itaney Francisco Campos nasceu em Uruaçu, no centro-norte de Goiás antes do desmembramento do território do Estado de Tocantins. Filho do promotor e, depois, procurador de Justiça Cristovam Francisco de Ávila. É de sua lavra um excelente compêndio intitulado A Família Fernandes e a Fundação de Uruaçu – Reminiscências. E seu irmão Ítalo Campos é poeta, morador de Vitória e membro da Academia Espírito-Santense de Letras. Sua presença tem sido constante nos eventos artísticos-literários da cidade e, não raro, também no interior. Sua poesia é alvo preferido de tantos os que dela tomam conhecimento.



Leila Regina (mulher) e Raquel (filha), figuras proeminentes
na carreira e na obra do novo acadêmico.
A fala do novo acadêmico

Sugere a tradição acadêmica que o empossando discorra sobe o Patrono de sua Cadeira e, também, o último ocupante – mas é também da tradição discorrer sobre antecessores remotos. No caso da AGL, a Cadeira 37 tem por patrono Crispiniano Tavares, engenheiro e escritor, baiano de nascimento, formado pela Escola de Minas de Ouro Preto e que atuou por tempos em Goiás, falecendo em Rio Verde. Sua obra (contos) só foi publicada após sua morte precoce (envolveu-se num romance com a mulher de um auxiliar; o flagrante resultou na agressão do marido traído, que feriu de morte o rival; este, mesmo ferido, buscou uma arma e matou a tiros o agressor, falecendo horas após).
A Cadeira 37 teve, porém, apenas um ocupante, o Promotor e Procurador de Justiça Mário Ribeiro Martins, autor de vasta obras enciclopédicas sobre academias goianas e seus membros. Itaney Francisco Campos fez o histórico de seu patrono e o panegírico de seu antecessor, “como manda o figurino”, mas foi farto ao expor sua satisfação e seu agradecimento pela nova situação. E não esqueceu de valorar o empenho e a solidariedade em família, em especial de sua mulher, Leila Regina, e Raquel, sua filha e também escritora – sem, contudo, esquecer de se referir aos filhos distantes: Marlon, diplomata, servindo em Maputo (Moçambique), e Matheus e Ana Laura que, com o primeiro neto, Lauro Wollmer, vivem em Hamburgo (Alemanha).

Um poema do acadêmico Itaney Francisco Campos


Expressão espontânea de

 boas-vindas


Aidenor Aires, poeta e acadêmico da AGL, aposentou-se na seara das leis, tendo sido, tal como o pai de Itaney, Promotor e Procurador de Justiça. Apreciou com alegria incontrolável a festa de ingresso do irmão de versos Itaney F. Campos na Casa Colemar Natal e Silva. Eis o que ele postou nas redes sociais, horas após a solenidade: 

Aidenor Aires, poeta
e acadêmico.

"Entre tantos eventos dolorosos, entre tantas agressões à sensibilidade e às boas criações humanas, ontem, de tarde à noite, participamos de um momento de beleza e exaltação da vida. Foi a posse do poeta Itaney Campos na Academia Goiana de Letras. Itaney tem uma vida bem construída, educação e princípios invejáveis.
Em todo o tempo de nossa convivência, as vezes em que estivemos próximos sempre foi para mim de enriquecimento com sua inteligência e humanidade. É um escritor preocupado com a carpintaria do poema, adestrando versos e disciplinando palavras. Não obstante haver críticas (fundadas) às academias, algumas vezes o sodalício acerta em sua escolha. Este é um momento em que a AGL acerta o alvo.
Ytaney soma. Agrega seus atributos de pessoa excelente e de intelectual digno. Mais diria sobre ele. Longe de mim a rasgação de seda. Por isso, sua recepção foi concorrida no auditório do TJ, e depois, em um descontraído jantar, sem pompa ou ostentação, mas com a acolhida delicada e cortês dele e de sua família. Até seus colegas de profissão, que ali compareceram, deixaram suas sisudas togas para um momento de amável confraternização - alguns juízes e desembargadores.
Conheço todos que lá estiveram. Não citarei nomes para não dar à minha memória estragada a oportunidade de me pregar mais uma peça. Todos ficamos felizes com a festa de Itaney. Tenha ele vida longa. Não confie na imortalidade acadêmica. Produza muito. Produza bem. Assim se cava a longevidade literária”.

******


Luiz de Aquino é jornalista e escritor, membro da Academia Goiana de Letras.





Nenhum comentário: